Submeter-se à cirurgia bariátrica é uma decisão importante para pacientes que sofrem com obesidade. Depois disso, muitos passam ainda por plástica para retirar o excesso de pele resultante do emagrecimento. É um processo que deve ser muito bem programado, e quanto mais bem informado o paciente estiver sobre tudo o que abrange esses procedimentos, melhor. 

A seguir, você pode ler informações valiosas sobre plástica pós-bariátrica. Acompanhe:

O que é avaliado na consulta pré-operação?

A partir do momento em que o cirurgião que realizou a bariátrica dá o aval, já se pode fazer a consulta médica com o cirurgião plástico. É feita uma avaliação física geral do paciente, incluindo distúrbios respiratórios, hipertensão arterial e diabetes. Todas elas precisam estar equilibradas. 

Além disso, o médico também escuta as queixas do paciente. Infecções de pele, por exemplo, são comuns em pacientes pós-bariátricos, ocasionadas pelas dobras cutâneas.

Antes de decidir pela cirurgia, o que deve ser perguntado ao médico?

  1. O cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica?
  2. Estou preparado para a cirurgia?
  3. Pode-se atenuar os riscos de alguma forma?
  4. Quais são as recomendações para antes e para depois da cirurgia?
  5. Quais são as limitações quanto aos resultados da cirurgia?
  6. Como serão as cicatrizes?
  7. Quantos procedimentos estima-se serem necessários para conseguir resultado próximo do satisfatório?

Procedimentos mais comuns

A plástica pós-bariátrica pode abranger uma série de procedimentos. Os mais comuns são abdominoplastia e mamoplastia, inclusive masculina. Depois deles, aparecem a coxoplastia, braquioplastia, dorsoplastia e ritidoplastia. Se o paciente apresentar condições clínicas suficientes, pode realizar mais de um procedimento em uma única etapa. 

Cuidado com expectativas irreais

Depois da perda de peso, muitos ficam à espera de um corpo bem delineado e proporcional, mas é preciso que as expectativas sejam reais. Devido à obesidade, quem passou pela bariátrica apresenta alterações no corpo, como um número menor de proteínas que garantem a elasticidade da pele.

A cirurgia pós-bariátrica traz bons resultados, não um corpo perfeito. Não há como não passar por várias etapas cirúrgicas nem se livrar das cicatrizes. Para que se tenha resultado próximo do satisfatório, podem ser necessários procedimentos complementares depois de pouco tempo se a pele não estiver com boa qualidade. 

Quando é possível se submeter à cirurgia pós-bariátrica?

O peso do paciente precisa estar estável por, no mínimo, 3 a 6 meses, ou seja, depois de mais ou menos 12 a 18 meses após a bariátrica. Nesse período, o peso vai caindo naturalmente. 

Relacionamento paciente e cirurgião

Todo o processo das cirurgias bariátrica e pós-bariátrica é muito desafiador para o paciente. O médico deve analisar bem como se comporta o organismo dele e prepará-lo para resultados reais. 

Deve-se levar em consideração que ele já lutou bastante com a obesidade, carregando uma grande carga emocional. Não são somente as condições físicas, afinal, que estão sendo tratadas. Acontece uma transformação também na forma como enxerga a si mesmo. Por esse e outros motivos, o cirurgião deve acolher o paciente com consciência de que o está ajudando na reconstrução de um novo corpo e de um novo começo. 

Os cirurgiões da Clínica Bellage realizam cirurgias plásticas pós-bariátricas. Se você gostaria de fazer uma, entre em contato conosco pelos telefones 41 3091-9626 ou 41 99647-0908 e marque uma avaliação.

Leia também: Mitos e verdades: prótese de mama em paciente pós-bariátrica e mamoplastia em ex-obeso