Após grandes emagrecimentos, é comum que ocorra queda nas mamas devido à diminuição de volume na região. A mamoplastia é uma alternativa que proporciona o levantamento das mamas e o restabelecimento de volume por meio da inserção de próteses de silicone, podendo também corrigir a estética das aréolas, caso seja um desejo da paciente.

Ainda que a utilização da prótese de silicone não seja obrigatória neste tipo de procedimento, ela é muito frequente, já que, na maioria dos casos, se torna necessária para corrigir a flacidez das mamas.

O processo desta cirurgia envolve a remoção da pele em excesso e o reposicionamento das aréolas e dos mamilos. Assim, as incisões necessárias são semelhantes às de uma mamoplastia redutora tradicional, e as orientações pré e pós-cirúrgicas são bastante similares também. Assim como em qualquer procedimento estético, é muito importante confirmar se seu cirurgião está cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tirar todas as suas dúvidas durante as consultas.

A escolha do melhor formato de prótese, bem como do volume e da projeção ideais, deverá ser feita em uma conversa franca com o médico. Ele irá avaliar seu histórico de saúde e suas expectativas para este procedimento, e juntos vocês poderão resolver quais caminhos devem ser seguidos.

A anestesia utilizada durante a cirurgia pode ser tanto a geral quanto a peridural, variando de acordo com a paciente. O período de internação é de 24 horas e o tempo de recuperação costuma variar entre 14 e 21 dias.