Com o passar do tempo, a pele vai perdendo sua elasticidade e turgor (habilidade de se esticar e retomar a força original), dando espaço para rugas e flacidez. Além do desgaste natural causado pela idade, o uso de álcool e drogas, a má alimentação e o não uso do filtro solar contribuem para o envelhecimento da pele. 

Quando sorrimos, rimos ou choramos, nossa pele se contrai e expande, criando linhas de expressão. Com a repetição diária dessas linhas e a perda de colágeno causada pelo envelhecimento, as marcas no rosto acabam se tornando mais aparentes. Normalmente surgem antes das rugas e se formam na testa, no canto dos olhos, entre outros locais.

A palavra lifting vem do inglês, to lift, ou seja, levantar. E é exatamente isso que a técnica faz no rosto: busca recuperar os efeitos do envelhecimento, “levantando” a pele. O lifting é um tratamento muito popular e procurado nas clínicas de estética do mundo todo. 

O método mais famoso é a cirurgia plástica, que deve ser realizada por um cirurgião, mas também existe o lifting com cosméticos. No entanto, não é possível esperar que este método alternativo produza o mesmo benefício que um procedimento cirúrgico. Nenhum produto, exercício ou fio de sustentação, pode oferecer o mesmo efeito duradouro de um lifting facial.

Quando é indicado o lifting facial?

O lifting é indicado quando a pessoa deseja corrigir: rugas profundas, dobras e marcas de expressão, pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas ou pescoço, rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço com pele caída, papada e pele frouxa sob a mandíbula.

Como é o pré-operatório?

Antes de realizar o lifting facial é necessário fazer uma avaliação geral do estado de saúde do paciente, realizando exame de sangue e eletrocardiograma. O médico questiona sobre a presença de doenças, uso de remédios frequentes, uso de cigarro ou alergias que podem comprometer a recuperação. Também é fundamental fazer jejum de pelo menos 8 a 10 horas antes da cirurgia ou de acordo com a indicação do médico.

Como é realizado o procedimento?

A cirurgia é realizada no bloco operatório pelo cirurgião, sendo necessário tomar anestesia geral. O procedimento é realizado por meio de uma incisão no cabelo que contorna a cabeça chegando até a parte de trás da orelha, para levantar a musculatura da face e melhorando a flacidez. Como se trata de um procedimento que demanda cuidado e atenção, o lifting facial pode demorar cerca de 4 horas.

Como é o pós-operatório?

Algumas das recomendações que são normalmente passadas pelo cirurgião responsável é o uso de remédios para controlar a dor, como Dipirona de 8 em 8 horas, dormir de barriga para cima, apoiando a cabeça com 2 travesseiros na região das costas, deixando a cabeceira da cama bem elevada por cerca de 1 semana, para evitar o inchaço. Também manter a cabeça e pescoço enfaixada, permanecendo durante pelo menos 7 dias e não tirar nem para dormir ou tomar banho nos primeiros 3. Por fim, realizar a drenagem linfática depois de 3 dias da cirurgia, em dias alternados, por cerca de 10 sessões.

A cirurgia deixa cicatrizes?

Sim, porém elas variam com o tipo de técnica que o médico utiliza e, na maioria dos casos, são pouco visíveis porque ficam cobertas pelo cabelo e contorno das orelhas. A cicatriz vai mudando de cor, sendo que inicialmente é rosa e posteriormente torna-se semelhante à cor da pele, processo que pode demorar cerca de 1 ano.

Os resultados da cirurgia são para toda a vida?

Segundo a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), dependendo da técnica empregada no lifting facial, os resultados podem durar até 10 anos. Os genes, a qualidade da pele e as rotinas de manutenção do procedimento estão ligadas diretamente com a sua longevidade. Ou seja, a cirurgia não é para o resto da vida e, por isso, os resultados sofrem alterações ao longo dos anos, já que o lifting facial não interrompe o processo de envelhecimento, apenas diminui os sinais. Além disso, os resultados da cirurgia podem ter interferência do ganho de peso e da exposição prolongada ao sol, por exemplo.

É sempre importante lembrar que a habilidade do cirurgião conta muito para que os resultados sejam bastante naturais. Um bom estudo da face e a minúcia para realizar o procedimento de forma delicada e estratégica, sem levantar as estruturas demais e sem tirar pele por excesso, são alguns dos segredos do sucesso. Mas os cuidados do paciente também são fundamentais. O ideal é seguir à risca as indicações do médico.

Se você sonha em realizar o procedimento, confie nos profissionais da Clínica Bellage para realizar a sua cirurgia. Os nossos cirurgiões possuem diploma reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, contam com larga experiência e são dignos de confiança. Entre em contato conosco pelos telefones 41 3091-9629 ou 99647-0908 (WhatsApp).