Se você está em nosso site e, especificamente, neste texto, provavelmente você já sabe um pouco sobre a abdominoplastia. 

Mas, se você está aqui, também quer dizer que você tem algumas dúvidas ainda não respondidas, e o objetivo deste texto é exatamente este: esclarecer todas as suas dúvidas quanto à abdominoplastia. 

Mas antes de tudo, vamos recapitular um pouquinho?

A abdominoplastia é um procedimento estético feito para reduzir o excesso de pele e de gorduras localizadas na região do abdômen, proporcionando uma aparência mais firme e tonificada. É importante ter em mente que a abdominoplastia não é um processo estético para combater a obesidade, como as bariátricas. Na verdade, ela funciona como uma forma de remodelar o corpo após uma gravidez ou uma grande perda de peso que tenha deixado um excesso de pele no abdômen. Existem 4 tipos de abdominoplastia  (convencional, miniabdominoplastia, abdominoplastia em âncora e a circunferencial) e cada uma tem seus detalhes e objetivos específicos. 

Agora, vamos responder as perguntas mais comuns sobre este procedimento tão requisitado! 

Pode ser feita por qualquer pessoa acima do peso?

Não. O principal objetivo do procedimento é melhorar o contorno corporal e dar firmeza para a região e não o emagrecimento em si. Na verdade, o que favorece a cirurgia é: quanto mais próximo o paciente estiver do peso real, melhor será o resultado e a recuperação. 

Se o paciente estiver acima do peso, o resultado será menos evidente do que se ele estiver no peso ideal. Outro ponto é que, se a saúde não estiver em dia e os exames não estiverem de acordo com o considerado seguro para a realização do procedimento, o cirurgião plástico irá orientar o paciente a cuidar da sua saúde, antes de tudo, até estar apto a realizar o procedimento. 

Mulheres que acabaram de virar mães podem fazer o procedimento?

Não. É recomendado esperar a gestação e o período de recuperação passarem para realizar uma abdominoplastia. Normalmente, é indicado aguardar, pelo menos, 6 meses após o término da amamentação, pois durante a amamentação existe uma grande alteração hormonal no corpo da mulher que geralmente começa a estabilizar após este prazo. 

E, durante a gravidez e a amamentação, esta alteração hormonal pode ser responsável por causar problemas na cicatrização e até mesmo formar cicatrizes parecidas com queloides. Portanto, 6 meses é o tempo mínimo necessário para que o organismo da mulher se ajuste e se recupere das alterações hormonais dessa linda fase da vida. 

É verdade que depois da abdominoplastia eu nunca mais vou engordar?

Mentira. Os pacientes que realizam a abdominoplastia engordam, proporcionalmente, menos no abdômen do que quem não fez o procedimento. Porém, as células de gordura hipertrofiam em todo o corpo, caso o paciente ganhe peso.

Como o principal o objetivo deste cirurgia é melhorar o contorno corporal, se o paciente engordar ele poderá perder o resultado que deseja com a cirurgia. E como o processo de recuperação envolve tempo e limitações, se o paciente não estiver bem preparado para o pós-operatório, pode acontecer de, ao invés de ficar bem modelada, ganhar uns quilinhos indesejáveis e por em risco o resultado da abdominoplastia. O resultado não é para sempre, é preciso manter os hábitos saudáveis para manter os resultados. 

Eu posso fazer a abdominoplastia quantas vezes eu quiser?

Não pode. A abdominoplastia é um procedimento que só é possível de se realizar apenas uma vez, já que uma grande quantidade de pele é removida e esta pele tem uma capacidade limitada de ser “esticada”. Portanto, não é possível fazer a cirurgia novamente. Por essa razão, para quem deseja ser pai e mãe, o recomendado é realizar o procedimento apenas depois de ter seus bebês.

Você pode me deixar parecida com esta pessoa?

Impossível! Este é um dos erros mais comuns de se pensar ao realizar qualquer cirurgia plástica. É preciso tirar a ideia de se parecer com outras pessoas, pois seu corpo tem suas próprias características individuais e elas são únicas e especiais por si só!

Você pode me deixar parecida com esta pessoa?

Impossível! Este é um dos erros mais comuns de se pensar ao realizar qualquer cirurgia plástica. É preciso tirar a ideia de se parecer com outras pessoas, pois seu corpo tem suas próprias características individuais e elas são únicas e especiais por si só!

Nenhuma cirurgia plástica tem um resultado padrão. Não adianta tentar “ter” o corpo de outras pessoas, se o seu biotipo não é o mesmo que o de sua referência e por que, também, não fará bem para a sua saúde mental se o resultado não for exatamente como você queria. Mas, lembre-se: só por que seu biotipo não é igual ao de quem você se espelha, não quer dizer que você é menos bela ou que não serão possíveis boas modificações. Os doutores são capacitados e encontrarão o procedimento e resultado ideal para sua situação. 

Além da abdominoplastia, posso fazer mais procedimentos no mesmo dia?

Pode, mas com algumas ressalvas! É possível associar a cirurgia no abdômen com outras cirurgias, mas é preciso ter cautela e respeitar os limites do seu corpo. O seu cirurgião analisará a situação, como está seu corpo e tudo mais, e aí sim liberará, ou não, mais procedimentos para o seu caso. 

O fato é: quanto mais cirurgias, mais aumenta o tempo e o risco de seu procedimento; e, também, para o seu cirurgião entregar um resultado perfeito para você, ele precisa trabalhar respeitando seus próprios limites. Portanto, irá depender de caso para caso se será possível realizar mais de um procedimento de uma vez! 

A abdominoplastia é perigosa?

Nem um pouco! Todo procedimento tem seu risco normal, mas isso não quer dizer que seja perigoso! Mas, realmente, muitos pacientes chegam com um certo medo no consultório, e uma das razões é porque os únicos casos noticiados pela mídia, geralmente, são os que deram errado. Porém, todos os dias, milhares de procedimentos bem sucedidos são realizados e a grande maioria com sucesso absoluto. Porém, só viram notícia os que não acontecem da forma esperada.

Hoje em dia, os riscos de uma cirurgia plástica são pequenos e a probabilidade estatística de uma complicação é menor que muitas outras causas de acidentes. O certo a se fazer é o paciente procurar um cirurgião experiente, confiável e certificado pela Associação Brasileira de Cirurgia Plástica.

Qual a diferença entre abdominoplastia e lipoaspiração?

Em alguns casos, por mais que uma cirurgia possa ser associada à outra, a lipoaspiração é recomendada quando o desejo é de melhorar o contorno corporal através da sucção de áreas de gordura localizadas através de cânulas. Já a abdominoplastia remove o excesso de gordura, mas também da pele, remodelando a parede abdominal.

Como fica a cicatriz?

O tamanho da cicatriz é variável, pois dependerá da quantidade de pele que o médico irá remover de você. O corte é feito para que a pele puxada da parte superior do abdômen se encaixe perfeitamente na área pubiana, sem deixar nenhum tipo de dobra. 

Então, no caso de pessoas que apresentam apenas uma leve flacidez, esse corte não é tão largo; já as que apresentam um nível maior de flacidez, a cicatriz fica mais larga, podendo chegar às laterais do corpo. Porém, depois que o processo de cicatrização e recuperação é completado, as marcas ficam muito discretas.

A abdominoplastia também acaba com estrias?

Geralmente, do umbigo para baixo, toda a pele sai e as estrias vão junto. O que estiver acima disso, e onde não foi ressecado, as estrias permanecerão, só que  mais finas, pois elas vão esticar junto com a pele do abdômen. 

Bom, estas são as 10 dúvidas que mais ouvimos em nossos consultórios quando o assunto é abdominoplastia. Porém, sabemos que existem muitas outras. Então, se quer saber mais sobre o procedimento e esclarecer TODAS as suas dúvidas, saiba que a Clínica Bellage está à sua disposição! Somos referência em cirurgia plástica e contamos com um time de doutores extremamente capacitados para te atender e proporcionar o melhor resultado possível! 

Entre em contato conosco e marque sua consulta ainda hoje.