Não é novidade para ninguém que os brasileiros amam procurar por procedimentos estéticos. Aliás, o Brasil é um dos lugares que mais realizam cirurgias plásticas no mundo! E entre as cirurgias mais procuradas, está a de Gluteoplastia. Você sabe quais são os tipos de procedimentos que existem no mercado atualmente? Leia o nosso blogpost e tire as principais dúvidas sobre a cirurgia.

Para quem é a cirurgia?

O desejo de aumentar o tamanho dos glúteos, vem normalmente de pessoas que estão infelizes com o seu corpo ou que após emagrecerem, tiveram grande redução de volume. Em geral, a indicação é para nádegas pequenas, com formato achatado ou que apresentam flacidez e perda de sustentação. Para encontrar o tamanho de prótese ideal, o especialista faz uma profunda análise do seu corpo até identificar um volume que ofereça resultado harmônico. 

Conheça os tipos de procedimento mais conhecidos:

Bioplastia

A bioplastia, também chamada de “cirurgia plástica sem bisturi”, não é recomendada por nossa clínica. Na maioria das vezes, é realizada com uma substância chamada PMMA – polimetilmetacrilato, um derivado do acrílico que costuma ser utilizado em implantes definitivos para determinadas regiões do corpo. O excesso de PMMA pode gerar complicações nos pacientes, ocorrendo riscos, como a formação de granulomas, reações imunológicas exacerbadas e reações infecciosas. Tanto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quanto a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) não recomendam o uso de PMMA para aumento de volume de glúteos, mamas e outras regiões do tronco. O uso do PMMA é aprovado apenas para aplicações em pequenas quantidades para corrigir deformidades nessas áreas ou no rosto e pescoço.

Gluteoplastia

A forma mais utilizada para se fazer o aumento de glúteos é a Gluteoplastia, que consiste no implante de uma prótese de silicone. O procedimento cirúrgico é reconhecido e consagrado entre os cirurgiões plásticos. Na operação é realizada uma incisão com cerca de cinco a seis centímetros no sulco vertical que fica entre as nádegas, onde são introduzidos os implantes direito e esquerdo. As próteses são colocadas em posição intramuscular para promover ganho de volume e aumentar a projeção do glúteo. É importante explicar que elas ficam bem protegidas e acima do ponto de apoio, ou seja, o paciente não senta sobre a prótese. A cirurgia é realizada com anestesia local, também chamada de peridural, ou é feito o uso de anestesia geral. O paciente recebe alta no mesmo dia.

É comum pessoas ainda sentirem medo de fazer a cirurgia, pois, constantemente veem na mídia, histórias de pacientes que tiveram complicações após algum procedimento estético cirúrgico. Inclusive, já falamos aqui no blog sobre profissionais mal-intencionados, e os riscos para a sua saúde, caso faça o procedimento com alguém que não é confiável.

Pré-Operatório

O pré-operatório da Gluteoplastia consiste na realização de exames laboratoriais prescritos pelo médico, suspensão de medicamentos anticoagulantes e uso de cigarro e bebidas alcoólicas dias antes da cirurgia. Além disso, deve ser realizado jejum absoluto de sólidos e líquidos nas oito horas que antecedem o procedimento. 

Pós-Operatório

O pós-operatório da Gluteoplastia exige cuidados especiais. A principal preocupação é quanto a cicatrização, que fica posicionada na região interglútea (entre os glúteos) e geralmente não é visível na posição ortostática (em pé). É de extrema importância que os cuidados pós-operatórios sejam seguidos à risca, como tomar os analgésicos e anti-inflamatórios, receitados pelo médico, como diclofenaco e cetoprofeno, para aliviar a dor. Deitar apenas de bruços, ou, de barriga para cima. Evitar sentar durante uma semana e evitar se esforçar nos primeiros dias, iniciando exercícios com caminhadas longas após 30 dias, e outras atividades físicas mais intensas após 6 semanas. 

Resultados

Os resultados começam a ser vistos após a segunda semana da operação, pois o inchaço local diminui, mas, no entanto, os resultados definitivos só são considerados após 18 meses do procedimento. O cirurgião plástico fará o acompanhamento após a cirurgia.

Procure sempre realizar procedimentos seguros e que já tenham confirmações clínicas de segurança! Aqui na Clínica Bellage, todos os nossos cirurgiões têm diploma reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, contam com larga experiência e são dignos de confiança. Conte com os médicos especialistas da Bellage para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco pelos telefones 41 3091-9629 ou 99647-0908 (WhatsApp).