As cirurgias estéticas têm cada vez mais sido procurada pelo Brasil e pelo mundo, aumentaram os números tanto das cirurgias plásticas quanto das reparadoras! Alguns dos procedimentos mais procurados são: implante de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, mastopexia (cirurgia para levantar os peitos) e mamoplastia redutora.

Mas como qualquer procedimento, as cirurgias plásticas também tem cuidados que devem ser tomados, pois o pré operatório é tão importante quanto o pós! Pensando nisso, a Clínica Bellage separou os passos, indispensáveis, a se seguir antes de realizar qualquer cirurgia plástica ou reparadora. 

Confira a seguir como se preparar e organizar para a cirurgia que você planeja: 

  • Antes de tudo, se informe quanto ao seu cirurgião. Um dos primeiros passos é procurar o nome do profissional no cadastro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que pode ser feito por meio do site da entidade (www2.cirurgiaplastica.org.br), para confirmar se ele é um profissional habilitado e qualificado para realizar seu procedimento. 
  • O período pré-operatório é muito importante, pois é o momento de conhecer seu médico, realizar exames e esclarecer dúvidas. Não se submeta a uma operação sem cumprir esses passos.
  • Faça todos os exames pré-operatórios solicitados pelo médico, como avaliação clínica, laboratorial, cardiológica (conforme a necessidade) e avaliação pré-anestésica. Qualquer alteração apresentada poderá necessitar de tratamento específico para evitar riscos durante o procedimento.
  • Quando estiver em consulta com seu médico, não deixe de fazer perguntas importantes e tirar todas as suas dúvidas. Pergunte coisas como: “Quais os riscos desta cirurgia?”; “Existe algo que possa ser feito para diminuir os riscos?”; “Como será o resultado da cirurgia?”; “Devo fazer algum preparo especial?”; “Que cuidados devo tomar antes e após da cirurgia?”; “Quais as limitações quanto aos resultados, da cirurgia?”; “Qual o tamanho das cicatrizes?”; “Vou precisar de outra(s) cirurgia(s) complementar(es)?”; etc. 
  • Respeite as indicações do seu médico! Se ele falou para deixar de tomar algum remédio, ou parar de fumar e beber no período que antecede a operação — como é bastante comum — realmente siga a recomendação. É muito importante levar a sério o que seu médico diz, pois ele entende mais do que ninguém como nosso corpo e organismo devem ser preparados para uma cirurgia.
  • Planeje-se financeiramente! Todo procedimento tem seus custos básicos como hospital, anestesia, honorários médicos, auxiliar, instrumentador e materiais (próteses, por exemplo), que variam de um paciente para outro, de acordo com a técnica utilizada e duração do procedimento. Além destes gastos necessários, é importante deixar um pouco mais de dinheiro guardado para medicamentos, cintas compressivas, sessões de drenagem linfática ou qualquer outra irregularidade que possa ocorrer. 
  • Planeje sua rotina e atividades antes e depois da cirurgia! Qualquer cirurgia, querendo ou não, é uma situação diferente para o seu corpo. Você precisará de alguns dias de repouso e descanso, lembrando também da preparação nos dias antes do procedimento. 
  • O melhor momento para ser submetida a uma cirurgia é quando o paciente consegue se organizar para não ficar preocupada com assuntos ligados ao trabalho ou lar. Na recuperação, a saúde é prioridade. É necessário programar os primeiros dias de pós-operatório para descansar.
  • Prepare-se psicologicamente! É praticamente impossível ficar indiferente e sem preocupações antes de uma cirurgia plástica. Porém, respire, tente relaxar e deixar de lado a ansiedade e o nervosismo. Estar tranquila e confiante te ajudará a passar pelo procedimento de forma saudável e equilibrada. Se estiver com medo, também não hesite de falar com seu médico e explicar seus medos, pois ele pode ajudar a vencê-los.
  • Outro ponto importante é saber lidar com as expectativas irreais das cirurgias plásticas. Todo cirurgião plástico convive diariamente com pacientes a procura de resultados que não podem ser alcançados com cirurgias: desejo de se parecer com suas celebridades favoritas, salvar um relacionamento, curar sua depressão ou várias outras razões não ideias. Tenha em mente, que a cirurgia plástica irá ressaltar sua beleza natural e suas características e não transformar você em outra pessoa. 
  • Parar de fumar 30 dias antes! O cigarro atrapalha em tudo. A nicotina é vasoconstritora e piora a circulação. Ao irritar o pulmão, as mais de quatro mil toxinas prejudicam a oxigenação do sangue. Somadas, má oxigenação e circulação aumentam sobremaneira o risco de necrose (morte de tecido por falta de oxigênio) e pioram a cicatrização. Outro fator agravante é o aumento do risco de trombose e embolia pulmonar.
  • Mantenha uma boa dieta. É fundamental o paciente estar bem nutrido, pois a anemia e a falta de vitaminas e oligoelementos, como vitaminas A, B, C, zinco, cobre, ferro, vitamina K podem atrapalhar a cicatrização e até facilitar sangramentos. Comer carne, verduras verde escuras ajudam como fonte de ferro. Porém, uma alimentação balanceada e rica em vegetais é o ideal para uma boa nutrição. Isso só adianta se realizado meses antes.

Seguindo estes passos, respeitando o seu corpo e organismo e, principalmente, ouvindo e fazendo tudo o que seu médico recomenda, as chances de sua cirurgia ser um sucesso são altíssimas! 

A Clínica Bellage, desde 2008, é referência em procedimentos estéticos e reparadores no estado do Paraná. Os médicos da Clínica Bellage são especializados em diversas áreas, desde cirurgias pós-bariátricas e para pacientes ex-obesos, até procedimentos estéticos. Entre em contato conosco e agende sua consulta!