Você sente vergonha do tamanho ou forma das suas orelhas? A otoplastia é uma cirurgia para tratamento das orelhas de abano, que pode ser realizada em crianças ou adultos, promovendo melhor harmonia na face e aumento da autoestima do paciente. Além do tamanho, ela é indicada em casos de assimetria da forma, na angulação, para deformidades pós-traumáticas e outras malformações. 

Em outros casos, esse procedimento pode restaurar o lóbulo da orelha de mulheres e homens que tiveram lesão pelo uso de brincos e alargadores, por exemplo.

Indo além da estética, a Otoplastia envolve questões funcionais, emocionais, autoestima e bem-estar na vida social. Por isso, a consulta com uma equipe técnica e especializada é essencial para que se faça uma avaliação completa do seu caso.

Como funciona o procedimento

Deve ser realizado em ambiente hospitalar, com sedação e anestesia no local. No processo de realização da cirurgia é retirado o excesso de pele e cartilagem com um deslocamento e moldagem por meio de pontos. Os pontos têm como função a fixação da orelha em seu novo formato e de fechar o corte. O tempo de cirurgia é de, em média, 1 hora.

Para as crianças

Não existe uma idade mínima, porém, quando se trata de crianças, incentivamos que o procedimento seja realizado na época de transição entre a idade pré-escolar e escolar, quando a criança já tem um entendimento melhor sobre a recuperação e todos os cuidados que ela exige. 

É nessa época que também há incidência maior de bullying, pois sabemos como as crianças podem ser alvos de apelidos por terem orelhas proeminentes (afastadas da cabeça). Por isso a Otoplastia tem também essa função social para proporcionar mais qualidade de vida para pessoas ainda em desenvolvimento, na superação de futuros traumas, prejuízos emocionais e psicológicos.

Pós-operatório

Após a realização da cirurgia, o paciente deve permanecer em observação por algumas horas, podendo receber alta no mesmo dia ou em 24 horas. O progresso de recuperação é significativamente rápido, não tendo tanta limitação na realização de atividades, comparado a outros procedimentos cirúrgicos.

A principal queixa dos pacientes é a dor/desconforto, e acaba sendo mais intensa em adultos, devido a uma maior maturidade e rigidez das cartilagens da orelha. O que é normal nos primeiros dias após a cirurgia, podendo controlar a dor com analgésicos e tendo seu inchaço diminuído no segundo mês.

Algumas instruções que devem ser adotadas:

  • Evitar dormir de lado nos primeiros dias;
  • Fazer uso dos medicamentos indicados;
  • Tomar sol somente 90 dias após a cirurgia;
  • Proteger as orelhas com uma faixa específica por aproximadamente um mês;
  • Fazer caminhadas nos primeiros dias após o tratamento;
  • Exercícios de moderada intensidade, somente após 1-2 meses;


O primeiro retorno ao consultório acontece em poucos dias após a realização, para a retirada do curativo e avaliação médica. Lembrando que o resultado final da cirurgia só é visto após 90 dias.

Clínica Bellage

Aqui na clínica Bellage contamos com um atendimento humanizado, respeitando os objetivos e necessidades de nossos pacientes. São mais de 10 anos de experiência, com uma equipe qualificada, experiente e uma estrutura segura.  

Realize sua cirurgia plástica com segurança. Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp e agende sua avaliação. Acompanhe também nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre cirurgia plástica: FacebookInstagram